BEM VINDOS AO BLOG DA ENGENHARIA DE AGRIMENSURA.

BEM VINDOS AO BLOG DA ENGENHARIA DE AGRIMENSURA

segunda-feira, 19 de março de 2012

HISTÓRIA DA AGRIMENSURA



Agrimensura termo latino tem o mesmo significado agri (campo, terra, pais, região), corresponde a geometria termo grego cujo sentido etimológico (geo = terra, pais, região) + (metria = pospositivo de metro ou metra - o que mede), significa mensura da terra e A geometria e sua concepção é mudada ambas nos últimos anos com o passar de alguns séculos.

Suas origens fazem remontar para a civilização mediterrânea, qual os Sumérios e o Assírios - Babilônios que conheceram as regras práticas mais simples de mensuração e eles possuíram noções geométricas rudimentares e soluções para demarcação de áreas que os soberanos concediam aos seus súditos em troca da cobrança de impostos.

Mas a Geometria como Ciência, nasceu no Egito. Vários documentos de papiros que os Egípcios já tiveram criado formulavam numerosas regras de matemática, das quais eles usaram junto com o esboço para o planejamento de suas grandiosas construções (como as pirâmides, as esfinges etc.), Desafiando os milênios. De acordo com o histórico Heródoto, próximos a Geometria dos Egípcios talvez para determinar as medidas dos terrenos. Estas medidas freqüentemente tiveram que ser demarcadas de volta, por causa das inundações do Nilo, deslocando as divisas das propriedades, renderam-se as modificações necessárias na distribuição dos impostos.

Depois que os gregos os babilônicos concentraram seus interesses na procura de áreas e extensões e eles foram os primeiros a usar o teorema de Pitágoras, ainda que até então este não tinha sido definido deste modo.

Através da documentação chegada pensa-se que a geometria nasceu como ciência prática aplicada à edificação e a agrimensura e legada à ritos mágicos e místicos, o nome idêntico geometria, quer dizer "medida da Terra", atesta a origem disto.

O estudo e o uso das formas perfeitas como a circunferência ou o quadrado, eram típicos para a construção das residências e figuras sagradas realmente porque os ritos afirmavam que através delas podia ser melhor conhecidos os deuses.

Com o intensificar de algumas transações comerciais, estes estudos geométricos passaram do Egito para a Grécia. Diz-se que o primeiro à importar os conhecimentos da geometria para a Grécia do Egito foi Tales de Mileto um dos "Sete Sábios" da Grécia antiga.

Ele estudou as figuras independentemente mesmo de possíveis aplicações práticas e formulou suas propriedades cercando-se em sua base lógica também quando elas eram óbvias (por exemplo: a igualdades de dois ângulos opostos pelos vértices, o segundo critério de igualdade dos triângulos etc.). De Tales se também recorda o episódio da medida, pela sombra, da altura de um obelisco só com o auxilio de um bastão.

Apenas porém os gregos foram aqueles que tiveram posse dos primeiros conhecimentos geométricos, deles fizeram objeto de profunda reflexão e razoamento, para o propósito de ali buscar a verdade neles mesmos e para eles mesmos. Era, de fato, na Grécia que a Geometria do simples receituário prático decidiu-se elevar para a dignidade de Ciência, com verdadeiros e próprios procedimentos demonstrativos, por trabalho acima de tudo de Pitágoras.

Graças a Pitágoras se teve a descoberta e a construção das figuras cósmicas ou seja o tetraedro, o cubo, o octaedro, o dodecaedro e icosaedro e o tão famoso teorema de Pitágoras era tido, ainda que como dito que já tinha sido usado primeiro pelos babilônios.

Outro iluminado da geometria é Euclides dito o pai da geometria. Tal apelido lhe foi dado desde que seus conceitos foram formulados e eles ainda são usados e estudados e seu livro "Elementos" que já venderam um número de tantas cópias que quase podem ser comparadas a esses da Bíblia. Neles ele colheu e aperfeiçoou as teorias matemáticas que até então são vigentes e distas ele tirou as postulações que nós utilizamos.

Desde então a geometria grega particularmente a de Euclides vem sendo ampliada com teorias adicionais, vem sendo consideradas como modelo de perfeição não mais alcançado.

Documentos históricos mostram que a antiga Civilização Asteca que não tinha contacto com a Civilização Egípcia tinham implantado um Sistema de Cadastro Territorial e faziam uso do conhecimento da geometria também com os mesmos propósitos.

http://www.fenea.org.br

Um comentário:

  1. Esta engenharia,é muito interessante, pois alarga nossas visões,endereçado ao mercado de trabalho.

    ResponderExcluir